Notícia

Nova vistoria no Presídio Central conta com OAB, CREA-RS e Cremers


Créditos: Arquivo OAB-RS

Nesta segunda-feira (23), o presidente e o vice-presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e Claudio Lamachia, respectivamente, realizarão vistoria ao Presídio Central de Porto Alegre, acompanhados do 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias.
O movimento será deflagrado em todos os presídios do País, de forma conjunta com as seccionais. Conforme Marcus Vinicius, é importante a atuação firme da entidade “na defesa dos direitos fundamentais, como o respeito às minorias e o enfrentamento de problemas como a superlotação carcerária, a prisão perpétua dos doentes mentais, o tráfico de pessoas e de escravos”.
Segundo o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, novamente será verificado, in loco, se o Estado está cumprindo seu papel contra o caos prisional. “Infelizmente, o pior presídio do Brasil é gaúcho”, afirmou. Na última semana, a Comissão de Direitos Humanos vistoriou os Presídios Femininos de Guaíba e Madre Pelletier, em Porto Alegre.
A medida segue exemplo da OAB/RS, que vem vistoriando as casas prisionais de todo o Estado. Em 2012, Lamachia esteve no Presídio Central de Porto Alegre, juntamente com o Cremers e o Crea-RS, para vistoriar as instalações do Central. As condições encontradas foram degradantes em termos de higiene, saúde, alimentação e de infraestrutura. Laudos apontaram a necessidade de interdição da casa prisional.
Após, os dossiês da OAB/RS, Cremers e Crea-RS foram entregues ao secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, que prometeu soluções para os problemas. Juntamente com demais entidades, a denúncia de violação dos direitos humanos foi enviada à Organização dos Estados Americanos (OEA). 
Acompanhada da Pastoral Carcerária, do Ministério da Justiça e  da Secretaria de Reforma do Judiciário, a Ordem busca a realização de mutirões para o atendimento de presos desassistidos. “O sistema carcerário como temos hoje não reabilita, não reeduca, tampouco trata a causa que levou o apenado ao crime. A sociedade não pode virar as costas ao drama dos presídios. O que fizermos para equacioná-lo terá, com certeza, reflexos positivos aqui fora", destacou Marcus Vinicius.
Na mesma linha de defesa dos direitos dos apenados, a Ordem atuou de forma fundamental pela sanção, em agosto deste ano, do projeto de lei da Câmara que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT). O projeto fortalece a prevenção e o combate à tortura, mediante a integração de órgãos e entidades públicas e privadas, por meio do monitoramento, da supervisão e do controle de estabelecimentos e unidades onde se encontram pessoas privadas da liberdade.
Outra importante medida adotada pela Ordem em defesa dos réus é a PEC que torna o advogado indispensável no inquérito, medida que ganhou apoio inclusive da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol).
Com informações do CFOAB

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Comitê Programa Mulher RS tem nova formação

Imagem de exemplo

Formandos da UCS, UFFS e Feevale recebem Mérito Acadêmico

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: