Notícia

CREA-RS fiscaliza cerca de 200 empreendimentos na região do Taquari


Quatro cidades do Vale do Taquari. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Operação Minerva, ação de fiscalização em obras civis com foco em segurança do trabalho, movimentou quatro cidades do Vale do Taquari, Lajeado, Encantado, Estrela e Teutônia.

Agentes fiscais, supervisores e chefe de núcleo


De 12 a 16 de janeiro, nove agentes fiscais visitaram empreendimentos dos municípios abrangidos pela Inspetoria de Lajeado, onde foram fiscalizados mais de 200 empreendimentos. Chamados pelo concurso público, Pedro Petroli (Capão da Canoa), Rafael Santos (Bento Gonçalves), Renata Wolff (Bento Gonçalves), Edgar Santos (Caxias do Sul), Eduarda Bordin (Carazinho), Ester Santos (Santa Cruz do Sul), Laís Reginatto (Cachoeira do Sul), Priscilla Fontoura (São Gabriel), e Vinícius Bitarello, foram acompanhados dos supervisores Gustavo Vaz e Renato Amâncio.  

 

Estas cidades, principalmente Encantado e Teutônia, receberam muitas empresas e moradores afetados pelas cheias, devido à sua localização geográfica mais segura em relação às inundações recorrentes na região do Vale do Taquari. Isto tem impactado positivamente e contribuído para o aumento das obras civis e do desenvolvimento econômico dessas regiões. 

Com foco também nas engenharias elétrica, segurança do trabalho, química  e mecânica, foram constatadas empresas sem registro no CREA-RS e inconsistência nos projetos de engenharia de segurança do trabalho, como linha de vida, trabalho em altura, instalações elétricas provisórias e movimentação de carga com guindaste. Os agentes fiscais deixaram TRDP solicitando documentação e notificações para regularização. Os empreendimentos têm até dez dias para manifestação. 

Considerando o aumento de construções e para combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas legalmente habilitadas e com registro, o CREA-RS promoveu a Operação Minerva, oferecendo, acima de tudo, proteção tanto ao garantir o mercado de trabalho, como ao assegurar ao cidadão que os serviços, por ele contratados, possuam um responsável técnico. 

A ação preventiva e orientativa contou com a participação do inspetor-chefe de Lajeado, Eng. Ftal Guilherme Reisdörfer, da chefe de Núcleo de Fiscalização, Alessandra Borges, e dos supervisores de fiscalização Gustavo Vaz e Renato Amancio.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: