CAT Rápida: projeto piloto contará com participação de profissionais que mais emitem o documento

Créditos: Arquivo CREA-RS
Os profissionais que mais emitiram a CAT (Certidão de Acervo Técnico) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira, no Plenário Farroupilha, onde foi apresentado o Projeto Piloto da CAT Rápida — modelo de registro online com uso de Inteligência Artificial. A expectativa é reduzir o prazo de análise e entrega da CAT pelo CREA-RS, a partir da participação e das contribuições dos profissionais.
Os presentes foram convidados a participar, como voluntários, do projeto, que tem como objetivo agilizar a emissão do documento. A CAT é o expediente que comprova a experiência técnica do profissional, validando suas atividades registradas via ART, sendo fundamental para a participação em licitações.
A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, falou aos presentes destacando a importância do engajamento dos colegas. “Este é um expediente que precisamos melhorar, mas as mudanças são sempre mais efetivas quando todos participam. Fico muito feliz que vocês estejam aqui, pois foram escolhidos para a apresentação deste projeto piloto. Quanto antes realizarmos esse trabalho, mais rápido e melhor teremos uma CAT com a nossa cara”, afirmou.
A apresentação do projeto ficou a cargo da gerente de Atendimento e Acervo Técnico, Eng. Florestal Miriam dos Santos Souza. “O que precisamos é que vocês testem essa pré-análise, que será realizada por uma IA, para que possamos aperfeiçoá-la”, explicou. Ela destacou ainda que a análise online não substituirá a tramitação pelo setor de Acervo Técnico, mas tem como objetivo reduzir as inconformidades nas entregas das documentações. Inicialmente, serão considerados 11 critérios de validação. “Se a IA não identificar inconformidades complexas, o sistema dará o aceite”, acrescentou.
Também foi reforçado que a participação neste período de testes está restrita aos profissionais selecionados pelo CREA-RS.

