Notícia

Engenharia e Arquitetura celebram união em noite de confraternização


O evento contou com a presença da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS. Créditos: Arquivo Nilson Winter

A noite de sexta-feira (5) foi marcada por celebração, reconhecimento e demonstrações de união entre profissionais da Engenharia e da Arquitetura no Vale do Sinos e contou com a presença da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS. A tradicional confraternização de fim de ano da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos reuniu lideranças dos conselhos profissionais e associados para homenagear o Dia do Engenheiro (11 de dezembro) e o Dia do Arquiteto e Urbanista (15 de dezembro).

No encontro, realizado na Monte Carlo Galeteria, em São Leopoldo, também foi feito o lançamento da AEA em Revista, publicação anual da entidade de classe, brindes e sorteio de prêmios. 

Lideranças dos conselhos profissionais e associados reunidos para homenagear o Dia do Engenheiro e o Dia do Arquiteto e Urbanista

Ao destacar a importância do encontro, que já faz parte do calendário da entidade, o presidente da AEA Sinos, Engenheiro Civil Carlos Germano Weinmann, ressaltou “a união das áreas para fortalecer a representatividade regional e manter ativa a agenda técnica e institucional da entidade”.

Weinmann também reforçou a atuação integrada entre a Associação, CREA-RS e CAU/RS – parceria que tem garantido avanços em qualificação, representatividade e resposta rápida em situações de emergência no Estado e no país.

Sobre a edição 2025 da AEA em Revista, o presidente da AEA Sinos frisou que a publicação a cada ano está mais conectada com a realidade local, uma prioridade da Associação. “Chegamos a 4ª edição e a cada ano fomos mudando o enredo, valorizando profissionais e temas da cidade. A revista está caseira, bem leopoldense”, disse Weinmann, que agradeceu aos parceiros que possibilitaram a execução desse projeto.  

A AEA Sinos encerra o ano com a perspectiva de ampliar ações conjuntas em 2026
 
Integração histórica e voluntariado em ações de emergência

Em uma fala emocionada, a presidente do CREA-RS, a engenheira ambiental Nanci Walter, celebrou a parceria construída nos últimos anos entre as entidades de classe e os conselhos profissionais. “Desde 2021 estabelecemos uma relação harmoniosa. Temos afinidades e diferenças, mas focamos no que nos une: fortalecer a profissão e trabalhar em conjunto.”

Nanci também celebrou o Dia Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Econômico e Social, data instituída pela ONU e que coincidiu com a confraternização da AEA Sinos, e fez uma homenagem especial aos Engenheiros Civis que atuaram recentemente em uma missão emergencial em Rio Bonito do Iguaçu (PR), entre eles os Engenheiros Civis José Luiz Garcias e Plinio Luiz Cerutti Junior, ambos associados da AEA Sinos. 

Com experiência adquirida em vistorias técnicas nas enchentes gaúchas de 2023, eles foram mobilizados em menos de 24 horas e viajaram ao Paraná para auxiliar na avaliação de edificações atingidas por desastres naturais. “É um orgulho imenso. Eles largaram tudo num sábado, pegaram voo às 5h da manhã e atuaram em campo com grande impacto. Segundo o presidente do CREA-PR, a experiência deles fez diferença na defesa civil local.” 

A presidente do CREA-RS ainda destacou iniciativas de formação e inovação, como o 1º Hackathon CREA Jr.. Com o tema CREA-RS Future Hack: otimização de expedientes de registro de PJ e PF busca soluções de inteligência artificial para modernizar processos internos, incluindo o registro de profissionais. A primeira edição, que reúne estudantes, recém-formados e profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, iniciou quinta-feira e segue até domingo no Auditório Farroupilha, na sede do CREA-RS.
 
Papel das entidades e alerta para enfraquecimento associativo
O vice-presidente do CAU-RS, arquiteto Fausto Steffen, também reforçou a importância da atuação conjunta entre conselhos e entidades de classe – e elogiou o papel da AEA Sinos na articulação regional. “É sempre importante fortalecer as entidades. Quem está no conselho hoje veio das entidades de classe. É nelas que o movimento profissional acontece.”

Steffen relatou que a AEA Sinos terá representação no Fórum de Entidades do CAU/RS, participando diretamente das discussões estratégicas do setor em 2026 e assumindo cadeira titular em 2027. O vice-presidente fez ainda um alerta sobre o enfraquecimento do associativismo no Estado, citando o encerramento iminente da Associação de Arquitetos de Interiores e Complementares, após mais de 30 anos de atividades. “É triste ver uma entidade fechar. As entidades movem a nossa profissão. Precisamos mantê-las vivas, cobrar os conselhos e trabalhar juntos para mudar o que for preciso.”
 
Do tijolo aos temperos: um propósito comum
Um dos destaques da noite foi o discurso da engenheira civil Patrícia Guidali, em homenagem as duas datas especiais que reconhecem o trabalho dos profissionais que impulsionam o desenvolvimento e promovem a qualidade de vida no Brasil: Dia do Engenheiro e Dia do Arquiteto. O texto escrito por ela e pela arquiteta e urbanista Fátima Ramos transmitiu uma mensagem de esperança, simbolizada nos tijolos e temperos (manjerona, tomilho e curry) que estavam sobre as mesas no evento.

“O tijolo, um dos principais materiais da construção, fabricado com argila, representa o início de tudo. Tijolo por tijolo, ideia por ideia, construímos nossos sonhos. Fizemos deles pontes que conectam pessoas, cidades, arranha-céus. Os tijolos estão em toas as redes de infraestrutura, desafiando o impossível, através do trabalho de engenheiros e arquitetos”, citou.

Já os temperos têm significado espiritual, como proteção, harmonia, equilíbrio emocional, coragem, conforto e união. “As ideias são como sementes, se jogadas ao solo fértil, elas brotam; em solo seco e árido, morrem.”  Patrícia, usou esses comparativos, para inspirar os profissionais a nunca desistirem dos sonhos, dos projetos e de suas mentes capazes de construir um mundo melhor.    

Entre brindes, reencontros e falas de agradecimento, o evento reforçou um consenso entre os presentes: a Engenharia e a Arquitetura têm um papel estratégico no desenvolvimento das cidades – e a integração entre profissionais, entidades e conselhos é essencial para fortalecer esse propósito. A AEA Sinos encerra o ano com a perspectiva de ampliar ações conjuntas em 2026, aprofundar diálogos institucionais e continuar atuando como ponte entre a categoria e os órgãos reguladores.
 
Marcia Greiner Comunicação – (51) 99960-6865

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: