
Fraport Brasil inaugura exposição sobre enchente que atingiu o aeroporto

Além das Águas: Memórias e Reconstrução rememora impactos causados pela catástrofe. Créditos: Fraport Brasil/Divulgação Informações
“Além das Águas: Memórias e Reconstrução” rememora impactos causados pela catástrofe, contados pelo ponto de vista de funcionários da Fraport Brasil.
Em maio de 2024, o Porto Alegre Airport enfrentou um dos momentos mais desafiadores de sua história. O aeroporto, que faz conexão entre o RS e o mundo, foi inundado pela enchente que se espalhava pelo estado gaúcho desde abril. O terminal fechou em 3 de maio, ficou alagado por 23 dias e permaneceu sem voos por quase cinco meses. Um ano depois, o espaço opera sem qualquer tipo de restrição e rememora o episódio por meio da exposição “Além das Águas: Memórias & Reconstrução”.
A mostra será inaugurada nesta sexta-feira (2/05), a partir das 9h, é aberta ao público e gratuita. As imagens ficam no piso 2 do Terminal, a direita do check-in doméstico.
Na exposição, o impacto e os desdobramentos causados pela enchente são contados a partir do ponto de vista dos colaboradores da Fraport Brasil, que administra o aeroporto.
São pessoas que viram de perto cada uma das etapas, passando pela apreensão de assistir a aproximação da água até a decisão de suspender as operações. As imagens mostram o verdadeiro “acampamento” organizado no próprio terminal, onde muitos funcionários permaneceram para seguir protegendo o aeroporto.
Remontando o que ocorreu no terminal durante e após a catástrofe, as imagens traduzem momentos de incerteza e apreensão, mas também de união, solidariedade e força.
“Mais do que uma memória visual, esta exposição é um convite à reflexão sobre resiliência, pertencimento, trabalho em equipe, organização e capacidade de entrega”, pontua Leonardo Carnielle, vice-presidente da Fraport Brasil.
Esta exposição é também uma homenagem da Fraport Brasil a cada um de seus colaboradores, dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, que ajudaram a emergir dessa crise e a recolocar o terminal em operação. A concessionária agradece também, mais uma vez, o apoio das empresas parceiras, órgãos públicos, governo federal e estadual, arrozeiros e, sobretudo, à resiliência do povo gaúcho e de todos que de alguma forma fizeram parte dessa história.
A mostra deve permanecer no aeroporto até o final do ano.
Serviço:
O que: Exposição “Além das Águas: Memórias & Reconstrução”
Quando: a partir das 9h desta sexta-feira (2/05)
Onde: no piso 2, a direita do check-in doméstico
Observação: aberta ao público e gratuita
