

Créditos: Arquivo Confea
Em missão oficial ao Peru, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, assinou nesta quinta-feira (10) um protocolo de intenções com o Colégio de Engenheiros do Peru – Conselho Departamental de Lima (CIP-CDLIMA). A agenda incluiu ainda visita técnica ao Porto de Chancay, uma das principais obras de infraestrutura em andamento na América do Sul.
Durante cerimônia realizada em Lima, o Confea e o CIP-CDLIMA firmaram um compromisso voltado ao fortalecimento da engenharia nos dois países, com foco na troca de experiências, no intercâmbio de conhecimentos técnicos e na promoção de boas práticas profissionais. O documento foi assinado por Vinicius Marchese e pelo decano do CIP-CDLIMA, eng. Edwin Edilberto Chavarri Carahuatay.
No ato da assinatura, o presidente Vinicius enfatizou a importância dessa parceria. “Essa relação que se inicia hoje pode trazer valores e conhecimentos para os dois países. Que este documento seja o primeiro passo para a evolução profissional. Este é um novo capítulo na história do Colégio de Engenheiros do Peru e do Confea”. Por sua vez, o decano do CIP-CDLIMA, Carahuatay, reforçou a fala do brasileiro. “Precisamos lograr a conexão entre os países em infraestrutura sustentável e de oportunidades, devemos cumprir este acordo”.
A parceria prevê a realização conjunta de seminários, cursos, fóruns e eventos técnicos que possibilitem o debate entre especialistas e a disseminação de novas tecnologias e soluções inovadoras. Outro ponto de destaque é o estímulo à qualificação continuada dos engenheiros, reconhecida pelas instituições como essencial para o desenvolvimento da profissão e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
A proximidade geográfica entre Brasil e Peru é considerada estratégica para potencializar sinergias regionais em áreas de interesse comum. O protocolo terá validade inicial de três anos, com renovação automática, salvo manifestação contrária por qualquer uma das partes. O acordo não prevê transferência de recursos financeiros, cabendo a cada instituição arcar com os custos das ações realizadas no âmbito da parceria.
A comitiva brasileira é formada pelo presidente do Crea-PI, Hércules Medeiros; pelos conselheiros federais Aysson Filho e Neemias Barbosa; além do gerente de Fiscalização, Igor Mendonça, e da gerente de Comunicação, Marina Mattus. O vice-presidente da Confederação Pan-Americana da Engenharia Mecânica, Elétrica, Industrial e Ramos Afins (Copimera), Jorge Nei Brito, também estava presente à solenidade.
Fernanda Pimentel e Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: