Notícia

Debates estratégicos dão início à Sessão Plenária nº 1701


Créditos: Arquivo Confea

Teve início, nesta quarta-feira, a Sessão Plenária nº 1701 do Confea, com debates voltados a temas estratégicos para o Sistema. Entre os principais pontos discutidos, destacaram-se a proposta de criação de um grupo de trabalho para manutenção de obras e infraestrutura, o planejamento da Soea para se tornar um evento autossustentável e a importância da inclusão de mulheres nas indicações para as homenagens do Mérito.

Durante a sessão, a conselheira federal eng. civ. Ana Adalgisa, reforçou a proposta, feita na plenária anterior, para que se crie um grupo de trabalho sobre plano de manutenção, referindo ao desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão. “Precisamos elaborar uma cartilha sobre manutenção para obras, pontes, passarelas, edificações. Para que, no máximo seis meses, possamos entregar esse produto para a sociedade”, disse Adalgisa.

Soea
O presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, anunciou aos conselheiros que a próxima edição da Soea, em 2026, será planejada para se tornar um evento autossustentável, não apenas em termos de governança e responsabilidade socioambiental, mas também financeiramente. “Trata-se de um evento de grande relevância para o Sistema, mas que precisa alcançar a sustentabilidade financeira. A meta é que, no próximo ano, ele seja 100% autossustentável. Com a força da marca e a estrutura do evento, podemos alcançar um equilíbrio financeiro superior ao atual”, destacou o presidente.

A chanceler do Mérito, eng. civ. Carmem Petraglia, falou da importância da indicação dos nomes para as homenagens do Mérito. “Faço apelo para que incluam mulheres nas indicações para que possamos prestigiar todos os profissionais”.

Calendários dos Fóruns Consultivos para 2025

Os conselheiros federais aprovaram, no início da tarde, as datas de todas as reuniões ordinárias dos colegiados que reúnem os dirigentes dos Creas e das Entidades Nacionais de Classe, propostas durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, realizado no fim de janeiro em Brasília. Confira as datas abaixo.

Calendário de 2025 do Colégio de Presidentes:

Reunião Data Local
1ª reunião ordinária 28 a 30 de janeiro Brasília - DF
2ª reunião ordinária 20 e 21 de março Palmas - TO
3ª reunião ordinária 20 e 21 de maio Teresina - PI
4ª reunião ordinária 15 e 16 de julho São Paulo - SP
5ª reunião ordinária 18 e 19 de setembro Porto Alegre - RS

6ª reunião ordinária

18 e 19 de dezembro Cuiabá - MT

Calendário de 2025 do Colégio de Entidades Nacionais:
 

Reunião Data Local
2ª reunião ordinária 31 de março, 1º e 2 de abril Curitiba - PR
3ª reunião ordinária 28 a 30 de julho João Pessoa - PB

Indicação
Também aprovaram a indicação da agrônoma Marília Gregolin Costa de Castro para representar o Confea, na condição de suplente, junto à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Marília é vice-presidente do Crea-SP e professora no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Marília substitui representante suplente que teve de interromper sua atuação. A representante titular, eng. agr. Gisele Herbst Vazquez, mantém mandato já iniciado no ano passado. Seu relatório de participação na 78ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Mapa também foi aprovado nesta Sessão Plenária.

 

Fernanda Pimentel e Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Thiago Sousa

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: