Notícia

Decisão normativa regula uso da marca e política de patrocínio do Sistema


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Conselho Diretor do Confea aprovou uma nova Decisão Normativa que estabelece diretrizes para o uso e a divulgação da marca dos órgãos que compõem o Sistema Confea/Crea, além de regulamentar a política de patrocínio. A iniciativa visa proporcionar uma orientação clara para os Regionais, que agora contarão com normas semelhantes às do Confea para desenvolver suas próprias estratégias de patrocínio.

Para o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, a decisão, além de respaldar e orientar os Creas, atende ao acordão do Tribunal de Contas da União (TCU), no que se refere a concessão de patrocínios. “Com esta Decisão Normativa, reafirmamos nosso compromisso de elevar nossa posição no ranking de transparência. Ao instituir essas diretrizes, estamos assumindo a responsabilidade por uma governança transparente e responsável como Sistema”, declara Marchese.

O texto aprovado traz definições importantes que vão auxiliar os gestores na formulação de ações de patrocínio, enfatizando a observância de objetivos e diretrizes legais, políticas e iniciativas de interesse público. Os princípios de eficiência, legalidade e impessoalidade devem estar sempre presentes no planejamento. Além disso, o planejamento das ações de patrocínio deve incluir, conforme as diretrizes estabelecidas, a análise da imagem institucional, a identificação de ameaças e oportunidades, o levantamento de conteúdos relacionados à atuação estratégica e o estabelecimento de objetivos mensuráveis.

Entre as novidades, está a vinculação dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ou outras Agendas Públicas tendo como tem a atualização e inovação de conhecimento técnico-científico, implementação de políticas públicas e sustentabilidade social e ambiental. Em entrevista, a gerente de Comunicação, Marina Mattus, destacou a importância da norma: “Com a nova decisão, os Regionais terão diretrizes que os ajudarão a construir políticas de patrocínio mais eficazes, permitindo alcançar um número ainda maior de profissionais através de eventos, capacitações e publicações”.

Para chegar no texto final, o controlador do Confea, Marcus Ferron, explica que foi feito um estudo minucioso, considerando orientações do controle externo, Instruções Normativas da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) e o plano de comunicação do Confea. “É fundamental consolidar nosso posicionamento sobre a aplicação da Lei nº 5.194/66, não apenas para gerar identificação e reconhecimento da fiscalização e dos serviços que prestamos à sociedade. Ao reforçarmos a importância da nossa atuação, buscamos fortalecer a confiança da população nas profissões regulamentadas, ressaltando nossa responsabilidade e compromisso com a qualidade e ética em tudo que fazemos", afirma o controlador do Confea, Marcus Ferron.

Atualmente, no âmbito do Sistema Confea/Crea, apenas o Federal, os Creas do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina, além da Mútua, estão realizando ações de patrocínio.  Agora com a essa padronização outros Regionais terão embasamento para ofertar patrocínio. Com essas mudanças, o Confea e os Creas buscam não apenas promover sua marca, mas também garantir que os recursos investidos em patrocínios sejam utilizados de forma ética e eficiente, em prol do interesse público e as atividades finalísticas dos Conselhos de Fiscalização.
 

Confira aqui a íntegra da Decisão Normativa nº 122/2024.
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Confea sedia cerimônia do Conade com presença da ministra Macaé

Imagem de exemplo

11 de dezembro, Dia do Engenheiro e da Engenheira

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: