
Presidente do CREA-RS ministra palestra nos 50 anos do curso de Engenharia Mecânica da UPF

Estudantes da UPF . Créditos: Arquivo CREA-RS
O curso de Engenharia Mecânica da UPF completa 50 anos em 2024. Referência na formação profissional e também nas pesquisas desenvolvidas para atender demandas do mercado, o curso promove uma série de atividades para marcar a celebração do aniversário. Na noite desta terça-feira, como parte da programação do Workshop, professores, estudantes e profissionais participaram de uma palestra com a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter.
Desafio da formação qualificada

Primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter destacou seu carinho e respeito pela UPF. Em sua fala, apresentou o funcionamento do Conselho e destacou a importância do órgão para a boa execução e manutenção da prática profissional.
Segundo ela, são mais de 16 mil engenheiros mecânicos que atuam no Estado e o desafio do Conselho é atuar para qualificar, orientar e trazer novas perspectivas para a área. “Eu sempre gosto de dizer que a Universidade e o Conselho têm um cliente em comum, então essa aproximação é muito bacana. Acredito que a gente pode fortalecer cada vez mais a parceria e trabalharmos juntos para fortalecer a categoria, ampliar o número de mulheres nos cursos e enfrentarmos juntos os desafios”, observou.
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé, esteve presente no evento. Membro do Conselho, o professor foi inspetor-chefe quando Nanci atuou como coordenadora das Inspetorias. Conforme frisou, a data emblemática dos 50 anos mostra o cuidado e o empenho de toda a equipe do curso, culminando em um evento que traz parceiros e que mostra a força da UPF para a área.
“Nós temos muitas semelhanças entre a Universidade de Passo Fundo e o Conselho Regional. Temos essa preocupação da responsabilidade e da qualidade dos profissionais que vão atuar no mercado e precisamos valorizar as instituições que trabalham para oferecer uma estrutura capaz de ensinar a teoria e a prática de maneira ampla e dinâmica”, pontuou.

A atividade também contou com a fala do Eng. Agr. Bernardo Luiz Palma, egresso da UPF e que atua como inspetor-chefe da Inspetoria Passo Fundo do CREA-RS. Ele explanou aos alunos sobre o funcionamento do CREA-RS, sua estrutura, processos e estatísticas.
Engenharia Mecânica UPF
Ao longo das cinco décadas, o curso formou mais de 1700 engenheiros mecânicos. Conforme o coordenador do curso, professor Dr. Márcio Walber, eles são profissionais que atuam nos mais diferentes cargos contribuindo de forma significativa para a cadeia industrial da região e do país. “Desde cargos técnicos, até cargos de gestão, de direção, CEO’s de empresas. Temos muitos engenheiros que atuam fora do ambiente industrial, com as suas próprias empresas levando a marca UPF, o que chamamos de identidade UPF”, comentou, destacando que muitas empresas buscam contratar egressos da UPF.

Há 50 anos atrás, quando o curso foi criado, havia um cenário completamente diferente. Walber destacou que, para superar os desafios, o corpo docente precisou acompanhar as transformações, buscando atualizações, novidades e inovações que possibilitam uma formação atenta às demandas da sociedade. “Começamos lá no início com uma realidade completamente diferente e hoje uma tecnologia nova, desafios novos que o próprio mercado impõe e o curso tem esse desafio de acompanhar a evolução tecnológica. Tivemos um cuidado de acompanhar essa evolução e modernizar a estrutura de laboratórios, com novos equipamentos, projetos extracurriculares, confecção de veículos, confecção de protótipo de aeromodelo, contemplando a engenharia aeronáutica, engenharia automotiva, e ainda as áreas de máquinas agrícolas, que é a nossa vocação”, explica.
