
CREA-RS e LIDE-RS lançam movimento Cidades Inteligentes

Créditos: Arquivo CREA-RS
A Casa dos Profissionais na 47ª Expointer foi palco do ingresso do CREA-RS no Conselho Estratégico do Lide Rio Grande do Sul , onde irá liderar a temática “Planejamento, Cidades Inteligentes e Desenvolvimento”.
Objetivo é destacar o protagonismo das Engenharias, Agronomia e Geociências na reconstrução do estado, valorizando o empreendedorismo e a integração entre a pesquisa científica e a iniciativa privada para auxiliar no desenvolvimento sustentável de nossos municípios.
Presidente do Lide RS e SC, Delton Batista destacou ser o Conselho um parceiro natural nesta pauta. “Temos que repensar a reconstrução do Estado para fazermos diferente, elencar as prioridades e fazer melhor. Assim, é muito simbólico firmar esta parceria junto ao CREA-RS, principalmente neste ano em que se comemoram os seus 90 anos de história.”
Também presente, o diretor executivo do grupo, Leandro Cremonese, reiretou a importância do Conselho na construção de ocupação urbanas mais inteligentes e sustentáveis. "O CREA Gaúcho é certamente a instituição que possui a tutela dessa temática. Estaremos lado a lado para fortalecer esse movimento", afirmou.
“Vejo essa parceria com os olhos dos nossos profissionais e empresas, que querem agilidade e valorização, e tem esse foco no olhar do empreendedorismo “, reforçou a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, que lembrou da última Soea, sediada no Rio Grande do Sul, onde o Conselho incluiu, pela primeira vez na história do evento, um ambiente de negócios em parceria com o Sebrae. “Foi um local para fazermos negócios, assim como ocorre aqui na Expointer.”
A diretora geral da Tendo a Mútua-RS, que é parceira na Casa do Profissional, Eng. Agr. Amdrea Brondani, celebrou o evento, destacando que potencializa a união do Sistema e da iniciativa privada em prol da sociedade e dos empresários gaúchos. “Em breve inauguraremos em nossa sede em Porto Alegre o Espaço Confea/Crea e Mútua, que é um local onde LIDE pode atuar junto aos profissionais e as empresas”, relatou.
Dois outros fóruns presentes ao encontro, o CREA Jr-RS e Nacional - representando pelas coordenadoras estaduais, Maisa Ribeiro (titular) e Alessandra Barbosa (suplente), e o coordenador-adjunto Nacional, do Matheus Bueno -, e o Programa Mulher - com sua coordenadora do Comitê, Eng. Civ. May Cardoso – também foram lembrados pelos presentes, pois o Lide conta, também, com instância destinadas às mulheres, com o Lide Mulher, e aos jovens, com o Lide Futuro.
"Precisamos fazer desta tragédia uma oportunidade de criarmos cidades eficientes, conectadas e sustentáveis, este deve ser o tema estratégico para o momento de reconstrução e retomada do Estado", reiterou Deltan ao fim da reunião, onde foi acertado o lanaçamento de Manifesto, endossado pelo CREA-RS e Lide, ressaltando a importância estratégica das Engenharias, Agronomia e Geociências para a consolidação das cidades inteligentes no Rio Grande do Sul.
Sobre o LIDE
Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é o maior grupo multisetorial empresarial do país, uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de três dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.
Podem ingressar no LIDE empresas brasileiras e multinacionais com faturamento igual ou superior a R$ 200 milhões anuais, companhias que praticam a governança corporativa, valorizam o ser humano em todos os níveis, respeitam o meio ambiente e oferecem apoio a programas de responsabilidade social; além de organizações notórias, que tenham imagem pública de alta reputação no Brasil e no exterior.
