
Homenagem e relatos de mais de 100 processos marcaram a Sessão Plenária do CREA-RS

Mais de 100 processos relatados em 70 minutos. Créditos: Arquivo CREA-RS
Na tarde desta sexta (9), mais de 100 conselheiros participaram da Sessão Plenária n. 1855, do CREA-RS, com relatos de 103 processos em 70 minutos, demonstrando o compromisso do Conselho com as atividades dos profissionais com registro no CREA-RS.
Tendo à frente a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, a Plenária, em formato online, iniciou com um minuto de silêncio aos dois jovens conselheiros da Câmara de Engenharia Florestal e professores do Departamento de Ciências Florestais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM, Engenheiros Florestais Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto, que foram assassinados durante um assalto em 25 de julho.
A tragédia que chocou toda a área técnica foi lembrada também na reunião de Câmara da Engenharia Florestal, que ocorreu também nesta sexta.
A presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, fez um relato comovente de sua participação no enterro, levando a solidariedade do CREA-RS aos familiares pela perda dos dois conselheiros, representantes de instituição de ensino.
Na sequência, os conselheiros se debruçaram sobre as análises e relatos processos, finalizando na votação de 103 processos em 70 minutos sobre interrupção de registro, revisão e extensão de atribuições, divergências entre as Câmaras e atribuição sobre georreferenciamento. Foram ainda aprovados os cadastramentos dos cursos de Agronomia das instituições de ensino Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) e Faculdade Santo Ângelo (Fasa).
O relatório da Comissão de Renovação do Terço, que trata da proposta final de composição do Plenário do CREA-RS para o exercício 2025, também discutida e aprovado com um pedido de vista e uma alteração.
Outro item importante colocado em apreciação, discussão e votação da Plenária foi o Plano Plurianual (PPA). Um instrumento de gestão que organiza as diretrizes estratégicas e os objetivos de governança, finalidade e gestão, de modo a orientar a atuação institucional e entrega de resultados à sociedade.
Finalizando a pauta do dia, no tempo regimentar, foram aprovados por unanimidade dois grupos de trabalho para elaboração de norma conjunta visando orientar a fiscalização do CREA-RS: GT Carros Alegóricos e GT Eventos Temporários.
