Notícia

CREA-RS participa da audiência pública de lançamento do Plano Municipal de Redução de Riscos


Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, na mesa de abertura. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, participou, na terça (6), da mesa de abertura da apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Ministério das Cidades.

A audiência pública, que ocorreu na Cinemateca Capitólio, abriu o debate sobre o estudo que será realizado para reduzir os riscos geológicos causados, principalmente, por inundações, enxurradas e deslizamentos.

Conhecimento técnico em destaque

Entre os objetivos do plano municipal estão revisar, atualizar e caracterizar as áreas de risco, com ênfase nos assentamentos urbanos precários.

Em sua fala, a Eng. Amb. Nanci Walter chamou atenção para questões importantes que devem ser observadas e levadas em conta. "O conhecimento técnico dos profissionais, os meteorologistas. Além disso, os dados devem ser sempre georreferenciados, pois desta forma auxilia os gestores municipais nos levantamentos e laudos técnicos.

Tema importante para a cidade

Vamos unir esforços com que tem um pouco mais de conhecimento e vamos participar desta ferramenta que está sendo apresentada", destacou.

De acordo com relatório elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, foram mapeados 149 locais considerados de alto e muito alto risco na cidade.

Ao todo, fenômenos climáticos poderiam afetar cerca de 84 mil habitantes da capital gaúcha nessas regiões. As propostas de intervenção nos locais prioritários começarão a partir de outubro deste ano e a versão final do relatório está prevista para novembro de 2025.

O planejamento foca em soluções convencionais de engenharia e em soluções baseadas na natureza. Assim, as medidas a serem apresentadas pelos pesquisadores responsáveis pela elaboração do Plano deverão tentar contemplar objetivos ambientais, sociais e econômicos simultaneamente. Outra iniciativa do Plano é a participação da comunidade na sua elaboração. Assim, são previstas sensibilizações e mobilizações de atores-chave, caminhadas comunitárias e oficinas. Os retornos à sociedade serão realizados por meio de reuniões e audiências públicas.

A proposta foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e com o Ministério das Cidades. Seu objetivo é o de reduzir os riscos geológicos causados, principalmente, por inundações, enxurradas e deslizamentos. A coordenação ficou a cargo do geógrafo especialista em sensoriamento remoto e em recursos hídricos e saneamento ambiental Guilherme Garcia de Oliveira, e o engenheiro civil e especialista em mecânica do solo Luiz Antonio Bressani; ambos vinculados à Ufrgs.

Com informações do Jornal do Comércio

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: