
Homenagem do Cremers aos voluntários durante às enchentes de maio é prestigiada pelo CREA-RS

O evento, realizado no auditório do Conselho, homenageou civis e militares. Créditos: Arquivo CREA-RS
A Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, participou ontem (31) da solenidade promovida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) em homenagem aos voluntários que atuaram na linha de frente dos atendimentos das vítimas das enchentes de maio no estado.
O evento, realizado no auditório do Conselho, homenageou civis e militares que, segundo o Cremers, não mediram esforços e estiveram engajados durante todo o período de calamidade para apoiar as famílias atingidas.
Entre os homenageados estão médicos, vizinhos do Cremers e militares que atuaram na sede da entidade, que recebeu, no período da cheia, mais de 150 toneladas de itens, com cerca de 500 voluntários envolvidos nas atividades de descarregamento, separação e organização dos donativos destinados a mais de 200 abrigos e entidades. O Cremers também auxiliou na entrega de medicamentos em 11 municípios isolados pelas enchentes.
Para o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, a homenagem é uma forma de agradecimento por um trabalho solidário e altruísta realizado pelos voluntários durante a enchente. “Hoje não é um momento festa, mas de reflexão e de reconhecer aqueles voluntários que nos ajudaram. Vamos tentar pegar o melhor disso, para avançar”, afirmou Trindade.
Um dos homenageados foi Matheus Vazquez Enninger, morador do bairro Santana, que recebeu a congratulação em nome de todos os voluntários civis que atuaram no Cremers. “O que me fez vir foi a vontade de fazer alguma coisa pelos outros, esse sentimento de não ficar parado vendo as notícias ruins. Com o passar dos dias, vimos que nossa ajuda fez a diferença, mesmo que não soubéssemos quem estava na ponta recebendo as coisas, sabíamos que foi importante para dar um consolo às famílias afetadas”, disse.
O general Hertz Pires do Nascimento, comandante da Operação Taquari 2, também foi homenageado, representando a ajuda que as forças armadas prestaram no conselho. "Em nome do Comando Conjunto da Operação Taquari, que reuniu as Forças Armadas e diversas instituições, gostaria de agradecer essa homenagem. Entendo que esse reconhecimento é plural. Todos, incluindo anônimos e instituições, contribuíram. O grande legado dessa operação foi aproximar diversas instituições para aperfeiçoar nossa capacidade de resposta em eventos futuros", afirmou o general Hertz.
Falando sobre o futuro da medicina no estado após a enchente, o presidente do Cremers destacou a importância do planejamento. "Agora que a tragédia passou, precisamos pensar em avanços para o futuro. Queremos regionalizar a saúde de forma mais adequada para que os pacientes não precisem se deslocar tanto e para que não haja tanta destruição das estruturas como teve agora. A emergência não pode ser o caos; deve haver planejamento para minimizar a repercussão das tragédias", concluiu Trindade.
Fonte: Correio do Povo
