
CREA-RS e Afcrea entregam equipamentos para projeto Ressignificando Eletrônicos da Ufrgs

Campanha arrecadou valores que permitiram a compra dos equipamentos doados ao projeto. Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta terça (30), a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, e o vice-presidente da Associação dos Funcionários do Conselho (Afcrea), Rodrigo Soares, fizeram a entrega de capacitores, multímetros e ferramentas diversas aos alunos da UFRGS do Projeto Ressignificando Eletrônicos, que ganhou notoriedade no período das enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A compra dos materiais foi possível por meio da campanha de arrecadação iniciada ainda em maio pelo Conselho em parceria com a Afcrea. Também estavam presentes o diretor administrativo, Eng. Químico e Seg. Trab. Marino Greco, e o assessor técnico da Presidência, Eng. Civ. Matheus Santos.
Os itens entregues faziam parte de uma lista de equipamentos necessários para que o grupo da Escola de Engenharia continuasse esse trabalho voluntário. O projeto segue realizando o conserto de equipamentos danificados pelas águas. Mais de 200 equipamentos já foram devolvidos restituídos a mais de 80 famílias da Capital.
A equipe do Conselho aproveitou para conhecer o espaço do Ressignificando, onde a aluna da Engenharia Eletrônica Giulia Colombo compartilhou a informação de que 65% dos casos atendidos foram solucionados. A seguir, o grupo, acompanhado da diretora da Escola de Engenharia, Dra. Carla Schwengber ten Caten, visitou o Laboratório de Inovação e Fabricação Digital (Lifeelab).
A presidente Nanci anunciou ainda que o conselheiro Eng. Eletr. Edgar Bortolini iria auxiliar tecnicamente o projeto. "Dessa forma, o CREA-RS estreita a parceria com a instituição de ensino com a responsabilidade técnica de projetos como este, tão importante para a sociedade gaúcha", destacou.
O Ressignificando recebe o apoio da direção da EE, da FAURGS, do Fundo Centenário e do CREA-RS.
Ao final da visita foi assinado um protocolo de intenções que estabele a mútua cooperação para apoio institucional aos programas de formação, desenvolvimento profissional e pessoal aos profissionais e acadêmicos das engenharias, agronomia e geociências.
Com informações da Comunicação da Escola de Engenharia
