
APEA.SR promove curso sobre acessibilidade

Arquiteto e urbanista Eduardo Ronchetti de Castro, especialista e referência na área de acessibilidade. Créditos: Arquivo CREA-RS
Acessibilidade Aplicada foi o tema do curso realizado pela Associação dos Profissionais Arquitetos e Engenheiros de Santa Rosa (APEA.SR), nos dias 12, 13 e 14 de julho. A capacitação foi no formato presencial, nas dependências do Auditório do IFFar Campus Santa Rosa, reunindo cerca de 50 pessoas.
Durante o encontro, o presidente da Apeasr, Eng. Ind. Mec. e Seg. do Trabalho Airton José Monteiro, destacou a participação do Conselho no evento. “O CREA-RS está presente neste momento, pois o evento está sendo realizado através do edital de Patrocínio do Conselho gaúcho, e faz com que nós possamos congregar tanto com os colegas arquitetos como com os colegas da Engenharia, acho que é muito importante mantermos essa união”, afirmou.
Representando o CREA-RS, a inspetora-chefe, Eng. Civ. Fernanda Dresch, comentou sobre a importância do evento para a área e para os profissionais. “É muito bom ter aqui na nossa casa, no nosso município, pessoas renomadas e com uma experiência gigantesca como a do Eduardo, que vem trazer e passar esse conhecimento sobre a acessibilidade. A construção de um ambiente acessível, construindo rampas e elevadores, deve ser uma prioridade desde o início do projeto. Isto, inclusive, evita gastos maiores, pois as reformas que têm que ser feitas depois que a construção já foi erguida são mais onerosas. Por isto, esta palestra é muito importante”, detalhou.
Quem ministrou os três dias de curso foi o arquiteto e urbanista Eduardo Ronchetti de Castro, especialista e referência na área de acessibilidade. Paulista, formado pela Universidade Mackenzie, é professor e desde 2004 oferece consultoria de acessibilidade para imóveis. Eduardo conta aos participantes que seu interesse pela área surgiu a partir dos desafios que as pessoas com deficiência precisam enfrentar no dia a dia na cidade de São Paulo.
O público-alvo do curso foi arquitetos, engenheiros, estudantes de arquitetura, estudantes de engenharia e interessados pela área de acessibilidade. O evento contou com dinâmicas diferenciadas, onde Eduardo levantou muitos questionamentos e interagiu bastante com os participantes.
Alguns assuntos abordados pelo arquiteto e urbanista foram: o conceito de acessibilidade, os desenhos universais, a legislação da área e mudanças futuras, os equipamentos e tecnologias assistivas, as barreiras cotidianas de acessibilidade, rotas acessíveis, vistorias e laudos técnicos, projetos de acessibilidade e estudos de casos.
